Neste artigo, aborda-se o crescente interesse na aplicação de técnicas oriundas da área de Big Data em problemas pertencentes ao contexto da Informática na Educação. Isto estimulou o surgimento de pesquisas reunidas sob diferentes nomes: Mineração de Dados Educacionais, Analíticas de Aprendizagem e, mais recentemente, Analíticas Acadêmicas. O artigo contribui para uma maior clareza conceitual nesse campo, ao adotar o termo Ciência de Dados Educacionais para analisar os principais tópicos dedicados ao tema.
Ciência de Dados Educacionais: definições e convergências entre as áreas de pesquisa
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Silva, Leandro A. | Silveira, Ismar Frango | Silva, Luciano | Ramos, Jorge Luis Cavalcanti | Rodrigues, Rodrigo Lins
- Instituição(ões) relacionada(s): Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2316-8889
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7462/5258
- Data de Acesso à Fonte: 12/08/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados