Esta tese visa analisar e compreender a cultura constituída pela comunidade do Quilombo do Cria-ú. Em específico, as danças do Batuque e Marabaixo, como elementos de ressignificação da práxis educativa e curricular que visa à valorização da história e cultura africana e afrobrasileira. A cultura local constitui-se em conteúdo pedagógico fundamental para a autovalorização de seus partícipes, podendo servir como rico material didático-pedagógico.
Batuques, folias e ladainhas: A cultura do Quilombo do CRIA-Ú em Macapá e sua educação
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2010
- Autor(es): Piedade Lino, Piedade Lino
- Local de publicação: Fortaleza
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Ceará (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3177/1/2010_Tese_PLVideira.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 15/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 262 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados