Nesta pesquisa, discute-se os desafios e as tensões presentes na pauta da gestão escolar, com destaque para a sobrecarga de trabalho burocrático num contexto de precariedade de condições de administração, de uma mediação tensa das políticas junto aos agentes escolares e ainda das tendências de mudanças na gestão pedagógica. Utiliza-se como contexto, as políticas de avaliação e responsabilização na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2014
- Autor(es): Carvalho, Cynthia Paes de | Oliveira, Ana Cristina Prado de | Lima, Maria de Fátima Magalhães de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2856/2849
- Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial