Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
RESUMO
Neste artigo, analisa-se reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestão escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de ensino básico do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva-se identificar as possíveis mudanças no modo de pensar e praticar a gestão nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestão escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000–2003).
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 06/2016
- Autor(es): Filho, Ovidio Orlando | Sá, Virgínio Isidro Martins
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/YZSCxTM5Gv3CPfpbR9hvL7J/?lang=pt&format=pdf
- Data de Acesso à Fonte: 15/10/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 33 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial