Nesta pesquisa, aborda-se a relação entre o modelo econômico e o processo das políticas educacionais e de financiamento através de programas federais. Evidenciou-se que a política atual tem gerado um controle social e governamental da escola, pois a prestação de contas mais responsabiliza do que liberta. A análise da realidade constatou que a prática da responsabilização (do accountability) ao invés de implantar uma gestão democrática na escola, inseriu uma gestão por resultados, causando mais dependência do que autonomia.
A influência da política de financiamento da educação: os programas federais na gestão escolar
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Freitas, Carmen Laenia Almeida Maia de
- Local de publicação: Fortaleza
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Ceará (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84241
- Data de Acesso à Fonte: 18/12/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 132 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados