Artigo

A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?

RESUMO

O artigo discute as respostas conducentes a uma possível articulação entre a avaliação somativa e formativa. A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo. A avaliação formativa acontece de forma esporádica na sala de aula. Propõe-se um conjunto de princípios orientadores que nortearão a articulação entre a avaliação somativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e não em simultaneidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2016
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n92/1809-4465-ensaio-24-92-0637.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 30/07/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 33 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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