O artigo discute as respostas conducentes a uma possível articulação entre a avaliação somativa e formativa. A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo. A avaliação formativa acontece de forma esporádica na sala de aula. Propõe-se um conjunto de princípios orientadores que nortearão a articulação entre a avaliação somativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e não em simultaneidade.
A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2016
- Autor(es): Santos, Leonor
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n92/1809-4465-ensaio-24-92-0637.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 30/07/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 33 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial