Artigo

Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do Ensino Médio

RESUMO

A depressão inclui diversos sintomas cognitivos, tais como problemas de atenção que, por sua vez, podem prejudicar o desempenho escolar. Em pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio, 33,8% apresentaram sintomas depressivos. A sintomatologia depressiva mostrou-se correlacionada com o desempenho escolar e qualidade da atenção. A comparação entre grupos com e sem sintomas de depressão revelou que o primeiro apresentou desempenho escolar pior e déficit da atenção.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2006
  • Autor(es): Baptista, Makilim Nunes | Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra | Lima, Ricardo Franco de | Melo, Liana Lins
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-3539
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pee/v10n1/v10n1a09.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 30/08/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Edição: Volume 10; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição