Artigo

Sementes crioulas e o enfrentamento do antropoceno na educação em ciências - um estudo com licenciandas em educação do campo sobre alianças para adiar o fim do mundo

Resumo

Neste artigo, as pesquisadoras estudam as ecologias afetivas entre estudantes de licenciatura em educação do campo e sementes crioulas, utilizando a Teoria Ator-Rede. Argumentam que histórias narradas pelas estudantes sobre a relação com a terra oferecem estratégias de resistência e adiamento do fim do mundo. Segundo apresentam, compreender tais associações com sementes, terras, famílias e práticas agrícolas pode contribuir para a educação em ciências e a sobrevivência campesina, explorando diálogos entre ontologias e coletivos heterogêneos.


Sobre o documento

  • Título original: Sementes crioulas e o enfrentamento do antropoceno na educação em ciências - um estudo com licenciandas em educação do campo sobre alianças para adiar o fim do mundo
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Borchio, Mariana Dias Duarte | Oliveira, Geisieli Rita de | Coutinho, Francisco Ângelo
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Autora) | Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117-51617
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Edição: Volume 27 (Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição