Artigo

Representações sociais da violência em professores da escola pública

Resumo

Esta pesquisa, baseada no método de análise das representações sociais, teve como objetivo investigar as concepções e as significações de violência nas escolas, produzidas por professores dos Ensinos Médio e Fundamental. Concluiu-se que as interpretações e justificativas para os episódios de violência baseiam-se em concepções pré-científicas e constituem um discurso sem autocrítica, caracterizado pela impotência e por um sentido fatalista de futuro, dificultando o enfrentamento e a prevenção.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2013
  • Autor(es): Dias, Francielle Xavier | Kodato, Sérgio | Paula, Alexandre da Silva de
  • Local de publicação: Londrina
  • Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Psicologia e Psicanálise (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2236-6407
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v4n2/a08.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 02/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 4; Número 2
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial