Esta pesquisa, baseada no método de análise das representações sociais, teve como objetivo investigar as concepções e as significações de violência nas escolas, produzidas por professores dos Ensinos Médio e Fundamental. Concluiu-se que as interpretações e justificativas para os episódios de violência baseiam-se em concepções pré-científicas e constituem um discurso sem autocrítica, caracterizado pela impotência e por um sentido fatalista de futuro, dificultando o enfrentamento e a prevenção.
Representações sociais da violência em professores da escola pública
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2013
- Autor(es): Dias, Francielle Xavier | Kodato, Sérgio | Paula, Alexandre da Silva de
- Local de publicação: Londrina
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Psicologia e Psicanálise (Editora)
- Identificadores: ISSN 2236-6407
- Fonte: Abre em uma nova guia http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v4n2/a08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 02/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 4; Número 2
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial