Tem por objetivo as representações sociais de alunos do Ensino Médio sobre a escravidão negra no Brasil em suas possíveis relações com os contextos socioeconômicos e culturais aos quais pertencem. O resultado aponta uma maioria de alunos perpetuando uma visão vitimizadora do escravo e, num número reduzido de alunos, a presença de elementos que apontam para uma visão mais crítica e para a complexidade da vida escrava no Brasil em consonância com a nova historiografia sobre a o tema.
Representações e ensino de História: imagens de alunos do Ensino Médio sobre a escravidão negra no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Campos, Simone Calil Ramos
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7Z8P5H
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 256 páginas