Este trabalho analisou a inserção do tema "Filogenia" nos livros didáticos do Ensino Médio, procurando detectar incorreções conceituais que dificultam a compreensão do tema. Nas análises, foram encontradas distorções conceituais, entre elas, confusão entre "Taxonomia" e "Sistemática", equivalência entre "evolução" e "progresso" e a concepção de evolução como sequência linear de modificações em processo direcional. Tais distorções são agravadas pela escassez de recursos para o professor sobre o tema.
Representação e distorções conceituais do conteúdo "filogenia" em livros didáticos de biologia do Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2012
- Autor(es): Lopes, Welinton Ribamar | Vasconcelos Filho, Simão Dias de
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1983-2117
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00149.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 06/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 14; Número 3