Manuais, materiais e textos de orientação e apoio

Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: América Latina e Caribe - Inclusão e educação para todos

Resumo

Este relatório regional da UNESCO, em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Educação para a América Latina e o Caribe (SUMMA), mostra o aumento das desigualdades educacionais na América Latina e no Caribe em 2020 no contexto da COVID-19, que já era a região mais desigual do mundo antes do início da pandemia. O documento reconhece os esforços feitos pelos países para dar continuidade aos programas de ensino à distância, mas também aponta a necessidade de desenvolver medidas urgentes para alcançar os que ficaram para trás. As recomendações que constam no relatório mostram as etapas que os formuladores de políticas mais priorizam em seus planos de resposta para a emergência educacional. O material também aborda questões sobre a diversidade e a pouca representação de grupos historicamente excluídos nos currículos da maioria dos países; o desafio de ensinar as crianças em sua língua materna; a coleta de dados sobre etnia para orientar decisões sobre políticas; e a preparação de professores para inclusão, considerando os contextos de desigualdade e de segregação socioeconômicas e étnicas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
  • Local de publicação: Paris
  • Instituição(ões) relacionada(s): Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Autora)
  • Identificadores: ISBN 978-92-3-700017-5
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://en.unesco.org/gem-report/LAC2020inclusion
  • Data de Acesso à Fonte: 28/09/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Manuais, materiais e textos de orientação e apoio
  • Tamanho: 161 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-SA - Atribuição/CompartilhaIgual