Este projeto de pesquisa buscou ampliar o conhecimento acerca da apropriação das avaliações em larga escala pelas gestões municipais, investigando atributos de avaliações propostas por iniciativa desta esfera administrativa, bem como suas eventuais implicações na gestão educacional. Por meio da identificação de iniciativas de avaliação em municípios brasileiros e da caracterização dos usos dos resultados das avaliações federais e estaduais nessa esfera administrativa, investigaram-se os desenhos avaliativos propostos pelas gestões municipais e suas eventuais implicações na gestão educacional, no trabalho dos profissionais de ensino, no currículo e nas práticas pedagógicas. A expansão das iniciativas municipais de avaliação educacional e a crescente apropriação, pelos municípios, dos resultados das avaliações estaduais e/ou federais ficam evidenciadas em levantamento realizado a partir do projeto “Avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso”, executado por meio de parceria estabelecida entre a Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Relações entre avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros estudo em dez municípios da federação - Volume II
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Sousa, Sandra Maria Zákia Lian | Bauer, Adriana
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Autora) | Fundação Carlos Chagas (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6373903
- Data de Acesso à Fonte: 28/02/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Edição: II
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial