Este artigo analisou como a literatura tem explorado a relação entre gastos escolares e resultados educacionais, por meio de uma revisão sistemática de 45 documentos oriundos das bases Scopus, Web of Science, ProQuest, SAGE Open, Willey e Scielo, entre 2015 e 2022. Dentro da nova literatura influenciada pela “revolução da credibilidade”, há evidências de melhorias na performance acadêmica e no progresso educacional, especialmente para estudantes em localidades vulneráveis ou com baixo desempenho escolar. A análise para países em desenvolvimento, como o Brasil, onde os níveis educacionais e os gastos por aluno são inferiores, pode trazer diferentes resultados e implicações políticas.
Relação entre Gastos Escolares e Resultados Educacionais: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Lima, Roberto José Vieira de Sousa | Sampaio, Luciano Menezes Bezerra | Sampaio, Raquel Menezes Bezerra
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Autora) | Arizona State University (Editora)
- Identificadores: ISSN 1068-2341
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.14507/epaa.32.8680
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Edição: Volume 32; Número 79 (Arquivos analíticos de políticas educativas)
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações