Neste artigo, discute-se as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. Conclui-se que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos.
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2005
- Autor(es): Carvalho, Marília Pinto
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a07n28.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 06/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial