Artigo

Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos

RESUMO

Neste artigo, discute-se as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. Conclui-se que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2005
  • Autor(es): Carvalho, Marília Pinto
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN ISSN 1413-2478
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a07n28.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 06/05/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Revista Brasileira de Educação