O artigo reflete sobre a incidência de uma cultura de consumo de mercadorias nas construções de sentido de adolescentes do Ensino Médio. A partir das perspectivas da Arendt, Bauman e Freire Costa, buscou-se tecer análises que colaboram para a compreensão do desinteresse juvenil nas atividades de sala de aula. Concluiu-se que, dadas as atuais demandas comportamentais em torno do consumo, a condição juvenil tem se mostrado resistente a construções de sentido que vejam o aprendizado inserido em um projeto de longo prazo.
Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2012
- Autor(es): Oliveira, Adriano Machado | Tomazetti, Elisete Medianeira
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/er/n44/n44a12.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Número 44
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial