Artigo

Qualidade da Educação Básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala

Resumo

Este artigo analisa a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, questionando a ênfase excessiva nos resultados dos testes cognitivos. Propõe-se um modelo interpretativo mais abrangente, baseado nos sete eixos da Matriz de Qualidade do Saeb, que considera múltiplas dimensões da educação. Além disso, discutem-se as limitações do Saeb e os efeitos adversos das avaliações em larga escala, enfatizando a necessidade de uma visão mais ampliada sobre os aspectos que devem compor a qualidade educacional.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Oliveira, Dalila Andrade | Junior, Edmilson Antonio Pereira | Neto, João Luiz Horta
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Minas Gerais (Autora) | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Autora) | Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1980531411295
  • Data de Acesso à Fonte: 28/04/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Cadernos de Pesquisa, volume 55
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição