Este artigo analisa a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, questionando a ênfase excessiva nos resultados dos testes cognitivos. Propõe-se um modelo interpretativo mais abrangente, baseado nos sete eixos da Matriz de Qualidade do Saeb, que considera múltiplas dimensões da educação. Além disso, discutem-se as limitações do Saeb e os efeitos adversos das avaliações em larga escala, enfatizando a necessidade de uma visão mais ampliada sobre os aspectos que devem compor a qualidade educacional.
Qualidade da Educação Básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Oliveira, Dalila Andrade | Junior, Edmilson Antonio Pereira | Neto, João Luiz Horta
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Minas Gerais (Autora) | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Autora) | Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1980531411295
- Data de Acesso à Fonte: 28/04/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Cadernos de Pesquisa, volume 55
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição