Artigo

Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar: o caso do programa Jovem de Futuro

RESUMO

O desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao f inal da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Barros, Ricardo Paes de | Carvalho, Mirela | Franco, Samuel | Garcia, Beatriz | Henriques, Ricardo | Machado, Laura
  • Local de publicação: Brasília
  • Identificadores: ISSN 2237-2091
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/2140/1338
  • Data de Acesso à Fonte: 19/12/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 36 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual

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