O propósito principal desta sequência didática é oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer descobertas científicas de autoria negra, realizadas em diferentes contextos históricos, do Antigo Egito ao Brasil atual. A escolha deste recorte, em especial, se deve à necessidade de ampliar o repertório e o imaginário científico das crianças, cuja constituição, por décadas, embasou-se na falsa ideia de que as Ciências, sobretudo as exatas, são um campo de estudos privilegiado para homens brancos. Além disso, contempla as determinações da lei 10.639/03, para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para desfazer pensamentos eurocêntricos equivocados, que atribuem as principais descobertas científicas da humanidade, exclusivamente aos povos ocidentais.
Sequência didática: descobertas científicas de autoria negra - 4º ano
Sobre o documento
- Título original: Sequência didática: descobertas científicas de autoria negra - 4º ano
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): (Editora) | Roda Educativa (Editora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Manuais, materiais e textos de orientação e apoio
- Tamanho: 89 páginas
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações