Artigo

Professores–índios e a escola diferenciada/intercultural: a experiência em escolas indígenas Kaiová/Guarani no Mato Grosso do Sul e a prática pedagógica para além da escola. Um estudo exploratório

RESUMO

O artigo analisa as práticas educativas em escolas indígenas, tendo em vista a legislação brasileira na qual as populações indígenas têm direito à escola específica (Constituição 1988 – LDB 9394/96 – Parecer 14/99 – Resolução 3/99/CNE e Plano Nacional de Educação/2001), mas também como diferença que se constitui no interior de cada comunidade, valorizando e sistematizando os seus conhecimentos tradicionais, a sua organização social, as suas formas de representação de mundo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 24/12/2004
  • Autor(es): Nascimento, Adir Casaro
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Autora)
  • Fonte: http://27reuniao.anped.org.br/gt06/t061.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial