Os professores enfrentam dificuldades agrupadas sob a denominação de "mal-estar docente". O artigo descreve e analisa, com base em uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizam-se da resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, na tentativa de construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, "salvar a sua pele". A pesquisa etnográfica que fundamenta o artigo mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2012
- Autor(es): Lantheaume, Françoise
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/04.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 42; Número 146
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial