Artigo

Possibilidades e desafios no Ensino de Ciências com estudantes surdos: uma revisão sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática, utilizando o protocolo PRISMA, para identificar as possibilidades e os desafios no ensino de Ciências para estudantes surdos, com base em publicações do ENPEC. A análise qualitativa abrangeu onze artigos e resultou em três categorias: panorama geral, local da pesquisa e disciplinas predominantes. Destaca-se a eficácia da Libras nas aulas de Ciências e a necessidade de formação aprimorada para professores e intérpretes devido à ausência de sinais específicos para conceitos científicos. Identificou-se também uma lacuna na formação desses profissionais, dificultando o domínio conceitual.


Sobre o documento

  • Título original: Possibilidades e desafios no Ensino de Ciências com estudantes surdos: uma revisão sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Florentino, Carla Patricia Araujo | Locatelli, Solange Wagner
  • Local de publicação: Região Bauru
  • Instituição(ões) relacionada(s): Ciência e Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-850X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1516-731320250013
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 31 (Ciência e Educação)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição