Este estudo apresenta uma revisão sistemática, utilizando o protocolo PRISMA, para identificar as possibilidades e os desafios no ensino de Ciências para estudantes surdos, com base em publicações do ENPEC. A análise qualitativa abrangeu onze artigos e resultou em três categorias: panorama geral, local da pesquisa e disciplinas predominantes. Destaca-se a eficácia da Libras nas aulas de Ciências e a necessidade de formação aprimorada para professores e intérpretes devido à ausência de sinais específicos para conceitos científicos. Identificou-se também uma lacuna na formação desses profissionais, dificultando o domínio conceitual.
Possibilidades e desafios no Ensino de Ciências com estudantes surdos: uma revisão sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
Sobre o documento
- Título original: Possibilidades e desafios no Ensino de Ciências com estudantes surdos: uma revisão sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Florentino, Carla Patricia Araujo | Locatelli, Solange Wagner
- Local de publicação: Região Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Ciência e Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-850X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1516-731320250013
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 31 (Ciência e Educação)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição