Analisa-se a influência das políticas educativas nos contextos e no trabalho do professor. Baseou-se em 2 projetos de investigação para descrever as modalidades pelas quais os professores gerem o seu sofrimento profissional. Caracterizou-se um conjunto de "ideologias profissionais defensivas", discernindo-se as tensões entre os jovens e os alunos de algumas escolas secundárias em Portugal. Analisam-se os efeitos das atuais políticas educativas no reforço da alienação e exploração do trabalho docente.
Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2012
- Autor(es): Correia, José Alberto Azevedo Vasconcelos | Pereira, Maria Luísa Álvares | Vaz, Henrique
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 42; Número 146
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial