O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de Nível Médio vigente no Brasil. Aborda a dualidade do Ensino Médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, situando a educação profissional na área da saúde nesse contexto. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação.
Políticas de educação profissional: referências e perspectivas
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2007
- Autor(es): Amâncio Filho, Antenor | Marques, Maria Helena Machado | Wermelinger, Mônica Carvalho de Mesquita Werner
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a03v1555.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 15; Número 55
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial