Artigo

Políticas de avaliação no ensino fundamental do município de Cuiabá/MT

Resumo

O artigo explora processos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Cuiabá/MT, destacando a evolução das políticas públicas municipais. Inicialmente centradas na classificação, as avaliações progrediram para um enfoque qualitativo e reflexivo. Contudo, atualmente há uma contradição entre a proposta e sua execução, com ênfase na mensuração do desempenho por um único instrumento ao final dos períodos letivos. O estudo baseia-se na análise de documentos como Políticas Educacionais, Planos de Educação e decretos, destacando a necessidade de alinhar diretrizes e práticas efetivas nas escolas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Oliveira, Jucileia Nascimento de | Silva, Danilo Garcia da
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Autora) | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304639
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Edição: Volume 33, Número 127
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição