Artigo

Politicas curriculares, escolarização juvenil e plataformização da educação: um estudo sobre os itinerários formativos do Ensino Médio no Brasil

Resumo

O artigo problematiza os entrelaçamentos entre as políticas curriculares, a escolarização juvenil e a plataformização da educação no contexto de desenvolvimento das propostas de itinerários formativos para o Ensino Médio.

Ao final, conclui-se que os itinerários Mídias digitais, Cultura digital e Ciência de dados configuram novos temas e conhecimentos a serem integrados no Ensino Médio, mas também revelam a preocupação com a constituição de novas subjetividades, o investimento em disposições metodológicas inovadoras e uma intensificação do planejamento de novos perfis profissionais.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2026
  • Autor(es): Silva, Roberto Rafael Dias da
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): (Autora)
  • Identificadores: ISSN 1809-3876
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2026v24e66284
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Edição: Volume 24 (Revista E-Curriculum)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição