A tese busca analisar a influência do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ) como instância indutora de políticas de gestão democrática da escola pública, com base no caso de Macaé - RJ. Os resultados mostram a fragilidade da política de fortalecimento dos conselhos escolares como agenda duradoura; as diferenças positivamente percebidas em Macaé quanto à gestão democrática, no período analisado, a partir de seu envolvimento com o GAFCE/RJ; o potencial dos conselhos escolares na democratização da gestão da escola pública e, sobretudo, de valorização da participação da sociedade civil no processo de tomada de decisões sobre a política educacional.
Política Nacional de Indução à Gestão Democrática no Estado do Rio de Janeiro: o papel do grupo articulador de fortalecimento dos Conselhos Escolares
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Baensi, Alba Valéria
- Local de publicação: Niterói
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://app.uff.br/riuff/handle/1/28596
- Data de Acesso à Fonte: 31/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 238 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição