Esta publicação é fruto do segundo Edital Pesquisadoras da Educação Básica em periferias 2019-2020 realizado pela parceria entre o Instituto Unibanco e a UNIperiferias. O livro traz contribuições de sete pesquisas desenvolvidas por professoras/es negras/os de escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir de uma rica e sistematizada produção textual sob a ótica do "paradigma da potência" e com foco racial e/ou de gênero. São compartilhadas práticas educativas, recursos pedagógicos e metodologias abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos, reconhecendo as relações étnico-raciais na escola e sua influência no clima escolar, no currículo, na relação entre professor(a) e estudantes, dentre outras. Esta obra fortalece o debate e estimula a ação da equipe escolar pautada na promoção da equidade na educação pública.
Pesquisadoras da educação básica: germinando ações e saberes nas escolas públicas periféricas
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Organizador(es): Ana Beatriz da Silva
- Autor(es): Silva, Ana Beatriz da | Rosário, Fábio Borges | Gomes , André | Souza, Cleber Ribeiro de | Almeida, Lady Christina de | Melo, William Corrêa de | Giraldez, Geisa | Oliveira, Andressa | Romão, Natália | Romão, Rosália | Balbi, Danieli | Viana, Natália | Martins, Aline
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Unibanco (Realizadora) | UNIperiferias (Realizadora) | Eduniperiferias editora (Editora)
- Identificadores: ISBN 978-65-87799-09-4
- Fonte: Abre em uma nova guia https://bit.ly/3kquAkV
- Data de Acesso à Fonte: 18/08/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 260 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações