Esta revisão sistemática abrange 57 estudos que mediram os efeitos de fechamento de escolas nos resultados de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Faz uma distinção entre a perda de aprendizagem associada ao fechamento de escolas e a recuperação após a reabertura. A recuperação parcial foi observada, mas algumas perdas de aprendizagem persistiram mesmo após a reabertura das escolas, destacando a importância de construir novas ações pedagógicas diante de interrupções na educação.
Perda e recuperação de aprendizagem devido ao COVID-19: Uma revisão sistemática de evidências
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: Learning loss and recovery from the COVID-19 pandemic: A systematic review of evidence
- Data de publicação: 2025
- Instituição(ões) relacionada(s): (Autora) | (Autora)
- Identificadores: ISSN 0738-0593
- Fonte: Abre em uma nova guia www.elsevier.com/locate/ijedudev
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Edição: Volume 115
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados