Este estudo analisou as percepções de gestores de uma Coordenadoria Regional de Educação/RS sobre o percurso formativo para compreender e implantar a BNCC. A pesquisa qualitativa envolveu entrevistas com três gestores de educação básica. As análises revelaram descompasso entre o contexto escolar e o processo de compreensão e elaboração de um currículo emancipatório, além da falta de espaços coletivos para a formação docente. Destacam a imposição de mudanças sem reflexão sobre a prática docente e a desarticulação entre teoria e prática, reconhecendo, porém, a importância da mobilização docente.
Percepções de gestores sobre o percurso formativo para a implantação da BNCC
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Boff, Eva Teresinha de Oliveira | Beerbaum, Alisson Vercelino | Silva, Edi Branco da
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Autora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Educação & Realidade, Volume 50