Este estudo explora as percepções de trabalho de professores que deixaram de atuar na docência na Austrália. Embora específico sobre o país, a pesquisa desvela importantes atributos a serem discutidos globalmente, especialmente frente ao chamado "apagão de professores". A investigação realizada revelou, por exemplo, que a autonomia profissional, confiança e cuidado foram fatores-chave de satisfação no trabalho para esses profissionais. Usando análise temática de 25 entrevistas, o estudo destaca a necessidade de mudanças individuais, escolares e sistêmicas para incentivar o retorno ao ensino e melhorar a retenção dos professores.
Percepções de ex-professores sobre a satisfação no trabalho em carreiras pós-docência: lições para a profissão
Sobre o documento
- Título original: Former teachers’ perceptions of post-teaching career job satisfaction: lessons for the profession
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Larsen, Ellen | Brandenburg, Robyn | Papatraianou, Lisa
- Local de publicação: Austrália
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Southern Queensland (Autora) | Universidade de Federation, Ballarat (Autora) | Universidade Charles Darwin, Adelaide (Autora)
- Identificadores: ISSN 0013-1911
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1080/00131911.2025.2449931
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações