Pedagogias do corpo na educação da dança de matriz africana em Salvador, BA, Brasil: perspectivas e tensões do projeto emancipatório
RESUMO
Esta tese, resultado de uma pesquisa de caráter etnográfico e bibliográfico, analisa as pedagogias usadas na educação do corpo, dentro da proposta das danças de matriz africana, que são praticadas em ambientes escolares em Salvador, Bahia, Brasil. O estudo faz uma ênfase na descrição das perspectivas e desafios que esta educação enfrenta na atualidade como projeto corporal emancipador e reestruturador das representações sobre o corpo negro, historicamente configuradas no marco moderno-colonial das pedagogias convencionais. No campo teórico dialoga com autores e linhas de pesquisa dos estudos contemporâneos sobre o corpo desde uma perspectiva multirreferencial em que predominam os aportes da teoria da complexidade e da mediação, e os aportes dos estudos culturais. Como resultado, a tese apresenta descrições sobre os novos atores sociais, corporalidades e formas diversas de vivenciar a negritude e a identidade afro na escola, que desafiam com outras agendas e situações o projeto educativo da matriz africana, formulado nos últimos trinta anos. Como resultado prático apresenta uma proposta criativa de dança-educação para uma pedagogia intercultural do corpo, baseada no percurso existencial e de pesquisa da autora, que fusiona aspectos da cultura corporal de matriz africana com aspectos de sua matriz corporal andina.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Echeverry Zambrano, Claudia Del Pilar
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFBA (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12980
- Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 212 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados
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