Este artigo analisa interações entre responsáveis numa ação pública proposta pelo Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Observações, questionários e entrevistas demonstraram tensões entre responsáveis-professores e outros, condicionadas por classe, raça, gênero e capital cultural, refletindo diferenças posicionais, identitárias e no movimento de responsáveis. Resultados contribuem para compreensão das ambiguidades e desafios em parcerias família-escola e participação parental.
Participação das famílias na gestão educacional: o lugar dos pais-professores
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Alcantara, Guilherme de | Resende, Tânia de Freitas
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora) | Universidade Federal de Minas Gerais (Autora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 41
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição