Artigo

Participação das famílias na gestão educacional: o lugar dos pais-professores

Resumo

Este artigo analisa interações entre responsáveis numa ação pública proposta pelo Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Observações, questionários e entrevistas demonstraram tensões entre responsáveis-professores e outros, condicionadas por classe, raça, gênero e capital cultural, refletindo diferenças posicionais, identitárias e no movimento de responsáveis. Resultados contribuem para compreensão das ambiguidades e desafios em parcerias família-escola e participação parental.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Alcantara, Guilherme de | Resende, Tânia de Freitas
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora) | Universidade Federal de Minas Gerais (Autora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 41
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição