Artigo

Os demônios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos

RESUMO

O artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Conclui-se que as práticas abusivas e violentas precisam ser combatidas e prevenidas, requerendo-se o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Alves, José Joaquim Ferreira Matias | Cabral, Ilídia
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-932X
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3690/3113
  • Data de Acesso à Fonte: 01/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 34 páginas
  • Edição: Volume 26; Número 63
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição