O artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Conclui-se que as práticas abusivas e violentas precisam ser combatidas e prevenidas, requerendo-se o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.
Os demônios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Alves, José Joaquim Ferreira Matias | Cabral, Ilídia
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3690/3113
- Data de Acesso à Fonte: 01/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Edição: Volume 26; Número 63
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição