O artigo discute sobre a organização curricular da Matemática no Ensino Médio, apontando para a necessidade da quebra do paradigma organizacional linear, ilustrado por metáforas como: do balde, do edifício e da cadeia de elos. Para superação deste modelo outras metáforas são apresentadas– do currículo em espiral, em rede e fractal – baseado em uma perspectiva pós-moderna e da Teoria da Complexidade. Conclui-se que os conteúdos matemáticos ganham mais significado quando contextualizados em outras disciplinas.
Organização curricular da matemática no Ensino Médio: a recursão como critério
Sobre o documento
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Pires, Célia Maria Carolino | Silva, Marcio Antonio da
- Local de publicação: Bauru
- Identificadores: ISSN 1980-850X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a02v19n2.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 19; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição