Este artigo utiliza uma pesquisa original de grande escala entre estudantes do ensino médio do estado de Lagos, Nigéria, para demonstrar como algumas, mas não todas, as tendências observadas entre adultos africanos são também presentes entre adolescentes, com implicações otimistas para a educação cívica no continente. Através de regressão multinível e Análise de Classes Latentes (ACL), encontraram-se evidências de que adolescentes de maior status socioeconômico (SES) têm menos propensão a participar politicamente. No entanto, altos níveis de conhecimento e valores democráticos—objetivos fundamentais dos programas de educação cívica—estão positivamente relacionados com votar, contatar políticos e protestar, mas negativamente relacionados com filiação a partidos e campanhas.
Oportunidades ou riscos para a educação cívica em democracias eleitorais? Evidências da Nigéria
Sobre o documento
- Título original: Opportunities or risks for civic education in electoral democracies? Evidence from Nigeria
- Data de publicação: 2025
- Instituição(ões) relacionada(s): (Autora) | (Autora)
- Identificadores: ISSN 0738-0593
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2025.103316
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 9 páginas
- Edição: International Journal for Educational Development, Vol. 117
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição