Tese

O valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros/as e brancos/as

RESUMO

A pesquisa desenvolvida nesta tese investigou o valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as). O estudo foi realizado numa escola estadual pública localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais e envolveu jovens do 3º ano do ensino médio, além de fazer uso da observação participante com estudantes em sala de aula durante sete meses. A pesquisa indicou que os valores os quais os(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) atribuem a sua experiência social e escolar do ensino médio estão relacionados com as suas expectativas social e cognitiva. Eles são submetidos a responderem nesse sentido não só às demandas sociais, mas também conceber a sua individualidade. A pesquisa evidenciou ainda que a maior parte dos(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) estabelecem uma relação instrumental, utilitária e meritocrática com a sua experiência da escolarização média.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2015
  • Autor(es): Silva, Natalino Neves da
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Fonte: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACAHPY
  • Data de Acesso à Fonte: 11/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 262 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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