A pesquisa desenvolvida nesta tese investigou o valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as). O estudo foi realizado numa escola estadual pública localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais e envolveu jovens do 3º ano do ensino médio, além de fazer uso da observação participante com estudantes em sala de aula durante sete meses. A pesquisa indicou que os valores os quais os(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) atribuem a sua experiência social e escolar do ensino médio estão relacionados com as suas expectativas social e cognitiva. Eles são submetidos a responderem nesse sentido não só às demandas sociais, mas também conceber a sua individualidade. A pesquisa evidenciou ainda que a maior parte dos(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) estabelecem uma relação instrumental, utilitária e meritocrática com a sua experiência da escolarização média.
O valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros/as e brancos/as
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Silva, Natalino Neves da
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACAHPY
- Data de Acesso à Fonte: 11/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 262 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados