Este trabalho de pesquisa procura contribuir com o campo de estudos sociológicos da educação a respeito das relações família-escola. A investigação busca compreender como um jovem bolsista de família de classe trabalhadora enfrenta a exclusão em uma escola privada de classe média alta. Através da observação participante e entrevistas, o estudo revela as diversas dimensões do processo de exclusão que o estudante enfrenta e destaca a importância da investigação microssociológica para entender e interromper as desigualdades educacionais.
O Tigre na Jangada: exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
Sobre o documento
- Título original: O Tigre na Jangada: exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Golbspan, Ricardo Boklis | Gandin, Luís Armando
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Educar Em Revista (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 41 (Educar em Revista)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição