Este artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores no Brasil, no contexto das disputas educacionais, suas políticas de formação e as implicações no fazer docente. Entende a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e da docência em ato, problematizando a formação de professores no Brasil, destacando-a no cenário de disputas e conflitos. Propõe pensar em uma formação voltada para o desenvolvimento de professores reflexivos na busca por ressignificar a prática docente, reduzindo polaridades presentes na área. Apoia-se nas colaborações de Roldão e Tardif sobre saberes docentes.
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.86000
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Edição: Volume 40
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição