Artigo

O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores no Brasil, no contexto das disputas educacionais, suas políticas de formação e as implicações no fazer docente. Entende a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e da docência em ato, problematizando a formação de professores no Brasil, destacando-a no cenário de disputas e conflitos. Propõe pensar em uma formação voltada para o desenvolvimento de professores reflexivos na busca por ressignificar a prática docente, reduzindo polaridades presentes na área. Apoia-se nas colaborações de Roldão e Tardif sobre saberes docentes.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.86000
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Edição: Volume 40
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição