Neste caderno, aborda-se a chegada dos profissionais de apoio escolar nas escolas, no cumprimento da legislação vigente e como parte das estratégias para a implantação e qualificação das políticas educacionais inclusivas. Examina-se o serviço prestado por esses profissionais, as expectativas da sua atuação no ambiente escolar, e a formação inicial necessária para coordenar seu trabalho com a equipe e o projeto político-pedagógico da escola. Considera-se também a legislação relevante, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015, e a recente inclusão desse profissional nas escolas. São discutidas as atribuições do profissional de apoio escolar e abordados princípios para o entendimento das bases de um sistema escolar inclusivo.
O profissional de apoio escolar e a inclusão educacional de estudantes com deficiência
Sobre o documento
- Título original: O profissional de apoio escolar e a inclusão educacional de estudantes com deficiência
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Russo, Luiza | Pereira, Luiza Percevallis
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Paradigma (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia www.institutoparadigma.org.br
- Suporte: Texto
- Tipologia: E-book
- Tamanho: 83 páginas
- Edição: Caderno 4
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição