Artigo

O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça

RESUMO

Este artigo é parte de uma pesquisa que tem por objetivo conhecer os processos através dos quais se produz, no ensino fundamental, o fracasso escolar mais acentuado entre crianças negras do sexo masculino, conforme vêm indicando as estatísticas educacionais brasileiras há algumas décadas. A etapa aqui descrita investiga a categorização racial das crianças no âmbito escolar, apontando possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina e de desempenho, através de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental (1º Ciclo) utilizando questionários e entrevistas em profundidade. Nossa hipótese é que, pelo menos no âmbito da escola, a identidade racial de meninos e meninas seria construída tendo como referência não apenas características fenotípicas e status sócio-econômico, mas também seu desempenho escolar.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2004
  • Autor(es): Carvalho, Marília Pinto de
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Cadernos Pagu (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4449
  • Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-833320040001&lng=pt&nrm=iso
  • Data de Acesso à Fonte: 05/08/2019
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 44 páginas
  • Edição: Número 22
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial