Este artigo é parte de uma pesquisa que tem por objetivo conhecer os processos através dos quais se produz, no ensino fundamental, o fracasso escolar mais acentuado entre crianças negras do sexo masculino, conforme vêm indicando as estatísticas educacionais brasileiras há algumas décadas. A etapa aqui descrita investiga a categorização racial das crianças no âmbito escolar, apontando possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina e de desempenho, através de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental (1º Ciclo) utilizando questionários e entrevistas em profundidade. Nossa hipótese é que, pelo menos no âmbito da escola, a identidade racial de meninos e meninas seria construída tendo como referência não apenas características fenotípicas e status sócio-econômico, mas também seu desempenho escolar.
O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2004
- Autor(es): Carvalho, Marília Pinto de
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Cadernos Pagu (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4449
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-833320040001&lng=pt&nrm=iso
- Data de Acesso à Fonte: 05/08/2019
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 44 páginas
- Edição: Número 22
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial