Analisa criticamente o Exame Nacional de Cursos (ENC) e propõe melhorias na avaliação das Instituições de Ensino Superior, de forma a contemplar a qualidade do corpo discente. Para isso, levanta a história do Provão desde os anos 1990 e sua metodologia de avaliação. Ainda, compara os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio com os resultados do ENC, com o objetivo de medir a contribuição efetiva da escola/curso de ensino superior para a formação do cidadão e profissional de uma área. A comparação é resultado dos resultados entre os anos 1998 a 2002. Indica que a questão social e econômica é um indicador que deveria compor a avaliação discente para melhor avaliar as IES, bem como, a aplicação compulsória destes exames para todos os alunos.
O Exame Nacional dos Ensinos Médio e Superior: uma avaliação comparativa dos resultados
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2004
- Autor(es): Mesquita, Roberto de Barros
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Campinas (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000325949
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 81 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados