Baseada na pesquisa-ação e nos conceitos de aprendizagem significativa e significativa crítica, a dissertação pesquisa a possibilidade de apresentar o conteúdo de calorimetria da física térmica, tendo como foco o papel ativo do aluno. Realizada no segundo ano do Ensino Médio, foram feitas atividades que buscaram estabelecer os conceitos mínimos de calorimetria, bem como atividades de estudo do conteúdo, tendo por base recursos que tivessem relação com a vida prática dos alunos. Os resultados indicam aprendizagem significativa dos alunos e, desse modo, apresenta produto educacional com uma sequência de atividades didáticas.
O ensino de física térmica na perspectiva de aprendizagem significativa: uma aplicação no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Machado, Marta de Azevedo
- Local de publicação: Ouro Preto
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Ouro Preto (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-100918/pt-br.php
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 140 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações