A pesquisa explora a relação entre justiça e educação, focando em propostas que pretendem introduzir a justiça restaurativa nas escolas de São Paulo e tem por objetivo verificar os contornos da política na visão dos seus sujeitos e o quanto a formalização da microjustiça – na forma de justiça restaurativa – potencializa (ou não) a possibilidade de se pensar em uma escola justa. Por meio da análise de documentos formativos e de entrevistas com professores, observam-se a raridade de casos de violência relatados e como a justiça restaurativa é mais compreendida como mediação de conflitos e uma forma de se trabalhar com a disciplina nas escolas.
O difícil encontro da justiça com a educação: problematizações sobre a justiça restaurativa
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Schilling, Flávia | Kowalewski, Daniele
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/8DZxvW5dS89qfP5KSh4w8rF/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/01/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 47
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial