O estudo discute relações entre dinâmica demográfica e nível educacional da população a partir do indicador taxa de analfabetismo. Demonstra que a evolução temporal das taxas totais de analfabetismo depende tanto da estrutura etária da população quanto da capacidade do sistema de ensino em alfabetizar indivíduos de todas as idades. Conclui que a velocidade atual de crescimento da alfabetização total é baixa e seu aumento depende de medidas relacionadas à educação de jovens e adultos.
O analfabetismo no Brasil sob o enfoque demográfico
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/1999
- Autor(es): Souza, Marcelo Medeiros Coelho de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Editora)
- Identificadores: ISSN 1415-4765
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3945
- Data de Acesso à Fonte: 30/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 26 páginas
- Edição: Número 0639
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial