O artigo examina as funções educacionais relacionadas ao tempo nas práticas de sala de aula, investigando como a entrega do currículo molda a experiência temporal, como o tempo impacta as atividades curriculares e como professores e alunos negociam o tempo para atingir os objetivos do currículo. A pesquisa, realizada em escolas com currículos IB e IGCSE na Polônia, demonstrou que o tempo nas práticas de sala de aula torna as aulas um processo dinâmico, impondo ritmo e sequência, garantindo a estabilidade na aprendizagem, motivando a negociação de tarefas e proporcionando bem-estar emocional. A organização temporal das práticas escolares determina as funções educacionais do currículo, com sua inflexibilidade e não linearidade formando parte do currículo oculto.
Explorando o papel do tempo nas práticas de sala de aula: perspectivas de professores e estudantes
Sobre o documento
- Título original: Navigating the power of time in classroom practices: teachers' and students' perspectives
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Leek, Joanna | Rojek, Marcin | Dobińska, Gabriela | Kosiorek, Małgorzata
- Local de publicação: Birmingham
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Lodz (Autora) | Educational review (Editora)
- Identificadores: ISSN 0013-1911
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1080/00131911.2024.2438878
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Educational Review
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição