Artigo

Explorando o papel do tempo nas práticas de sala de aula: perspectivas de professores e estudantes

Resumo

O artigo examina as funções educacionais relacionadas ao tempo nas práticas de sala de aula, investigando como a entrega do currículo molda a experiência temporal, como o tempo impacta as atividades curriculares e como professores e alunos negociam o tempo para atingir os objetivos do currículo. A pesquisa, realizada em escolas com currículos IB e IGCSE na Polônia, demonstrou que o tempo nas práticas de sala de aula torna as aulas um processo dinâmico, impondo ritmo e sequência, garantindo a estabilidade na aprendizagem, motivando a negociação de tarefas e proporcionando bem-estar emocional. A organização temporal das práticas escolares determina as funções educacionais do currículo, com sua inflexibilidade e não linearidade formando parte do currículo oculto.


Sobre o documento

  • Título original: Navigating the power of time in classroom practices: teachers' and students' perspectives
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Leek, Joanna | Rojek, Marcin | Dobińska, Gabriela | Kosiorek, Małgorzata
  • Local de publicação: Birmingham
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de Lodz (Autora) | Educational review (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0013-1911
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1080/00131911.2024.2438878
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Edição: Educational Review
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição