Estudo sobre a militarização das escolas públicas no Brasil, com foco no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), criado no governo de Jair Bolsonaro. Inclui análise histórica das escolas militares, seus objetivos e contradições. Conclui que a eficiência dos colégios militares como solução para as escolas públicas é questionável, destacando problemas em sociedades livres e democráticas, onde práticas disciplinadoras autoritárias retiram direitos fundamentais. Sugere a necessidade de mais investimentos financeiros em todas as escolas para melhorar o atendimento, contrapondo-se aos argumentos governamentais e propondo outras soluções possíveis.
Militarização das escolas públicas: Que projeto é esse?
Sobre o documento
- Título original: Militarização das escolas públicas. Que projeto é esse?
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Brandão, Raquel Araújo Monteiro | Bezerra, Tânia Serra Azul Machado | Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
- Local de publicação: Uberlândia
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-7806
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-19
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 23 (Cadernos de História da Educação)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição