Esta pesquisa, utilizando referencial teórico de Bourdieu (2008; 1984) e o conceito de enunciados de Bakhtin (1997), selecionou e analisou textos publicados entre 2015 e 2018 no jornal "O Popular" sobre a militarização das escolas públicas em Goiás. O estudo descreve e analisa os posicionamentos sobre a militarização, investigando como são engendrados enquanto alicerces da opinião pública, incluindo a análise de enquetes e editoriais que revelam apoio e rejeição ao modelo de gestão militar. Conclui-se que a opinião pública manifesta elementos socioculturais que justificam ou contestam a militarização, permitindo entender os lugares sociais onde esse discurso é operado.
Militarização da educação e opinião pública: reflexões sociológicas em enunciados do jornal o popular
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Santos, Eduardo Junio Ferreira | Alves, Miriam Fábia | Reis, Lívia Cristina Ribeiro dos
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Federal de Goiás (Autora) | Universidade Federal de Goiás (Autora) | Periódico Educação em Revista (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/0102-469846712
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Edição: Volume 41 (Educação em revista)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição