No artigo, autores argumentam que a educação constitui uma instância que realiza pesquisas no museu e para isso elaboram um relato sobre episódios efêmeros e outro sobre práticas rituais, que, juntos refletem uma interpelação dos “lugares” pelos “ambientes de memória” que redistribui as instâncias de produção de conhecimento no museu. Tal exercício se baseia numa concepção e prática de mediação cultural específicas, que envolvem uma compreensão de caráter pragmático do conhecimento, aberta a epistemes corporais.
Mediação cultural como pesquisa e documentação em museus de arte: relatos a partir do Programa Educativa do Museu Nacional Em Brasília
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Honorato, Cayo | Pinto, Viviane
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Museu Paulista da USP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e11
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, volume 33, páginas 1-19
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição