Este artigo foi elaborado para oferecer material de apoio didático para educadores de escolas de educação básica no Brasil, especialmente diante da Lei nº 11.645/2008, que exige o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira. Aborda a história da escravização de africanos no Brasil desde 1560, suas implicações econômicas, sociais, culturais e religiosas, os movimentos abolicionistas, e a ausência de programas pós-abolição de justiça racial, analisando os impactos do racismo e discriminação atualmente.
Material de apoio didático-pedagógico sobre história e cultura afro-brasileira para educadores na educação básica
Sobre o documento
- Título original: Material de apoio didático-pedagógico sobre história e cultura afro-brasileira para educadores na educação básica
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Souza, Edimilson Rodrigues de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (Editora) | Harvard University (Apoiadora) | Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo (Apoiadora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v8i1.55135
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 8; Número 1 (Revista Calundu)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição